Resumo

Título do Artigo

EXTENSÃO RURAL, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E ESCOLA DO CAMPO: POSSIBILIDADES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - WASHINGTON JOSE DE SOUZA
-
2 - Romoaldo Marroque Torres
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Responsável pela submissão
3 - Diego José do Nascimento Rabelo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Campus Natal
4 - Guilherme Smaniotto Tres
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - Mossoró

Reumo

Este artigo analisa a extensão rural na pós-graduação stricto sensu na área de Administração, explorando a aplicação de políticas públicas e a popularização da ciência em escolas do campo. A revisão de pesquisas e dissertações revela um foco limitado em temas relacionados à implementação e avaliação de políticas públicas na extensão rural. Destaca-se, em particular, a curricularização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um tema pouco abordado na pesquisa em Administração, apesar de sua importância para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural. Os estudos revisados mostram uma diversidade de abordagens e temas relacionados à extensão rural e à agricultura familiar. Trabalhos como o de Guadagnin (1995) e Guedes (1996) discutem a comunicação e a transferência de tecnologia agropecuária, enquanto estudos mais recentes, como o de Santos (2023), examinam a importância da inovação e do suporte técnico para o sucesso da agricultura familiar em Montes Claros, MG. O quadro de estudos agrupados mostra um potencial significativo para a integração de tecnologias e inovações na extensão rural, destacando a necessidade de apoiar pequenos produtores e melhorar a eficácia das ações extensionistas. A análise revela que a extensão rural em Administração se concentra predominantemente na produção e no desenvolvimento local, com pouca ênfase na avaliação de políticas públicas ou no impacto das compras governamentais de alimentos, como o PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesse contexto, o artigo destaca a tese de Santos (2020), que investiga a participação da agricultura familiar no PNAE, mas não aborda o consumo pelos estudantes, evidenciando uma lacuna importante na pesquisa. A pesquisa-ação descrita no artigo foca na curricularização da EAN em escolas do campo, ancorada na Lei nº 11.947/2009, que exige a inclusão de EAN nos currículos escolares. A metodologia adotada envolve a interação com escolas para promover a popularização da ciência e a inserção de conteúdos relacionados à alimentação e nutrição no currículo escolar. A pesquisa identificou um desconhecimento geral da Lei entre os docentes e observou a necessidade de desenvolver materiais didático-pedagógicos para cumprir os requisitos legais. A pesquisa-ação inclui a avaliação antropométrica dos alunos e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram diferentes áreas do conhecimento, como Nutrição, Administração e Ciências Ambientais. O artigo conclui que a curricularização da extensão no ensino superior, apoiada pelo PNAE, oferece oportunidades significativas para a integração de diferentes disciplinas e a promoção da popularização da ciência. A pesquisa-ação em escolas do campo demonstra o potencial de alinhamento entre sistemas de produção agropecuária e o consumo de alimentos, promovendo um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo. Sugere-se que futuras pesquisas ampliem o foco para incluir a implementação e avaliação de políticas públicas na extensão rural e explorem outras iniciativas governamentais relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar.