Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO ENSINO DOS ODS NA ATITUDE DE FUTUROS ADMINISTRADORES EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - THAYSE SANTOS DA CRUZ
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Responsável pela submissão
2 - Paulo S Figueiredo
Escola de Administração da UFBA - Escola de Administração
3 - Maraísa Barbosa da Paz
Universidade Federal de Pernambuco - 5º período
4 - Erisson Souza Barreto da Cruz
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Reumo

A presente investigação analisou a influência do nível de ensino dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na atitude de futuros administradores em prol do desenvolvimento sustentável. Para alcançar o objetivo proposto nesta investigação, a pesquisa empírica foi desenvolvida em uma IES pública, considerada uma das melhores da região Nordeste, segundo o The World University Rankings 2024. Empregou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Para o teste de hipóteses, realizou-se análise de regressão linear com uma base de dados de 210 questionários. Os resultados indicaram, considerando um intervalo de confiança de 95%, que existe uma relação positiva e significante entre o nível de ensino dos ODS e atitudes em prol do desenvolvimento sustentável (p-valor <0,05), portanto, aceita-se a hipótese H1 desta investigação. Como contribuição, espera-se que as evidências obtidas neste estudo, incentivem formuladores de políticas públicas, gestores educacionais, professores, discentes, bem como os coordenadores de curso e representantes de órgãos de classe, a identificarem quais indicadores do nível de ensino dos ODS carecem de aprimoramento e, portanto, poderão delinear estratégias de intervenção mais assertivas com o intuito de contribuir para que os futuros administradores tornem-se mais conscientes de suas responsabilidades e desenvolvam competências para compatibilizar o crescimento econômico, em harmonia com os aspectos socioambientais. Dentre as limitações deste estudo, tem-se que os resultados se restringem ao período e a amostra investigada. Sob esta perspectiva, sugere-se que pesquisas futuras realizem a ampliação do horizonte temporal bem como do plano amostral, para que se possam obter evidências mais consistentes. Diante da complexidade do objeto de estudo, propõe-se ainda que poder-se-ia investigar com um olhar interseccional os pressupostos teórico-metodológicos do ensino dos ODS que têm sido difundido no percurso formativo dos futuros administradores. De modo adicional, estudos poderiam utilizar outros instrumentos de coleta de dados, como por exemplo, entrevistas e grupos focais, com formuladores de políticas públicas, gestores educacionais, professores, discentes, bem como os coordenadores de curso e representantes de órgãos de classe com a finalidade de compreender, de forma mais robusta, as questões abordadas por esta investigação.