Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS E AÇÕES ESG EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE COSMÉTICOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Renata S. S. Correia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Engenharia Eletrotécnica - Enfase em Sistema de Potência
2 - Silvana Dalmutt kruger
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Responsável pela submissão
3 - Edicreia Andrade dos Santos
- Universidade Federal do Paraná

Reumo

A Agenda 2030 é um plano de ação sem precedentes para promover o bem-estar das pessoas, proteger o planeta e garantir a prosperidade. (OLSSON; KRUGER, 2021). Essa Agenda é aceita por todos os países e é aplicável a todos, levando em consideração as diversas realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento, além de respeitar as políticas e prioridades de cada nação. Para o alcance das suas propostas foram elaborados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas (NAÇÕES UNIDAS, 2015). Os ODS e as metas resultaram de uma ampla consulta pública e do engajamento com a sociedade civil e outras partes interessadas. Com uma visão ambiciosa e transformadora, visam erradicar a pobreza, a fome, as doenças e as dificuldades, além de combater o medo e a violência, garantindo acesso equitativo à educação, aos cuidados de saúde e à proteção social (MORIOKA; CARVALHO, 2017; OLSSON; KRUGER, 2021). Para o alcance dos objetivos e metas e para o desenvolvimento sustentável é importante que as organizações assumam a responsabilidade pelos impactos dos seus negócios nas questões ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance - ESG) (ZORZO et al., 2022). Essa busca está pautada no desenvolvimento equilibrado dos três pilares da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental (ELKINGTON, 1998). Juntos, eles sustentam com a Agenda 2030 para a promoção da sobrevivência do planeta, permitindo um desenvolvimento sustentável em todas essas esferas (PORTA; KRUGER; MAZZIONI, 2023). Para avaliar a atuação das organizações tem-se os indicadores de sustentabilidade (FONSECA, 2020). Ademais, muitas organizações estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento sustentável, boas práticas governamentais e sociais, e, portanto, voluntariamente, publicando os seus relatórios e indicadores de sustentabilidade (ESG) (CRUZ et al., 2022). Neste contexto, o problema a ser respondido nesta pesquisa é quais as práticas e ações de ESG estão sendo desenvolvidas pelas empresas do segmento de cosméticos? Com o objetivo de comparar as práticas e ações de ESG entre duas empresas do segmento de cosméticos, a partir da análise dos indicadores do Global Reporting Iniciative (GRI) e da evidenciação dos ODS, apresentados nos seus relatórios de sustentabilidade. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como descritiva, realizada por meio de análise documental, considerando os relatórios de sustentabilidade das duas empresas do ramo de cosméticos (Natura Cosméticos e o Grupo Boticário), neste sentido o estudo também possui abordagem de estudo de caso e análise de cunho qualitativo. A partir dos relatórios e informações apresentadas pelas empresas, foram analisados de forma específica indicadores de sustentabilidade, ponderando aspectos da gestão ambiental, social e de governança (ESG). De forma comparativa, foram analisados os indicadores das normas GRI atendidas pelas duas empresas sob a ênfase das práticas socioambientais. A análise contemplou o total de 29 indicadores e 76 critérios de evidenciação, totalizando 79 medidas de avaliação das empresas, possibilitando observar de forma comparativa a evidenciação de práticas e ações de sustentabilidade entre as empresas referente ao ano de 2022, bem como a análise indica a relação dos indicadores com os ODS. Por meio das ações que estão sendo desenvolvidas e retratada nos relatórios de sustentabilidade, referente ao ano de 2022, observou-se que somente uma empresa aderiu a todos os ODS, sendo que a Natura Cosméticos contempla 100% dos ODS (o conjunto completo de 17 ODS), enquanto o Grupo Boticário 76% (o conjunto de 13 ODS). Essa diferença entre as ações que são desenvolvidas para atendimento dos ODS evidencia a divergência nas estratégias de negócio, para atendimento aos seus investidores e consumidores. Analisando os ODS atendidos, verificou-se que uma empresa está mais direcionada para o pilar social, enquanto a outra para o pilar ambiental. A Natura Cosméticos atendeu 77 das normas GRI; enquanto o Grupo Boticário 37 indicadores. Os ODS mais foram comtemplados pela Natura Cosméticos foram o ODS 8 (empreendedorismo e crescimento econômico), ODS 12 (consumo e produção responsável) e ODS 3 (boa saúde e bem-estar) e pelo Grupo Boticário foram os ODS 8, ODS 12 e o ODS 6 (água limpa e saneamento). Na esfera social, os indicadores de colaboradores distribuídos pelos gêneros apresentam aspectos similares, quanto a faixa etária o Grupo Boticário emprega mais colaboradores com menos de 30 anos de idade e a Natura Cosméticos colaboradores com idade superior a 50 anos. Constatou-se que a Natura Cosméticos se destaca com um maior desenvolvimento de práticas para os indicadores de ética e combate à corrupção, já para os indicadores de governança corporativa e transparência observou-se atuação idêntica entre as empresas. Por fim, os resultados indicam a importância das práticas ESG pelas organizações, visto que requer um compromisso contínuo e abrangente, bem como da evidenciação dos indicadores de sustentabilidade alinhados com os ODS. Considerando que as práticas ESG evoluem e as necessidades da sociedade mudam, as empresas devem estar dispostas a ajustar suas abordagens e estratégias para permanecerem alinhadas com os valores da Responsabilidade Social Corporativa e as práticas ESG.