Resumo

Título do Artigo

COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E GREENWASHING NOS RÓTULOS DOS SABÕES PARA LAVAR-ROUPA
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Tema

Operações Sustentáveis

Autores

Nome
LUCAS VIEIRA DE ARAUJO
LILIAN ALIGLERI

Reumo

Nos últimos anos intensificou a valorização na sociedade por produtos ambientalmente corretos. Desta forma, vários modelos de gestão foram desenvolvidos para repensar o ciclo de vida dos produtos, o processo de produção e comunicação mercadológica. Entretanto, muitas ações de comunicação confundem o consumidor sobre as políticas ambientais da empresa ou os atributos ambientais do produto, as quais são relevantes para uma decisão de compra com enfoque político-ecológico. Portanto, este artigo busca conhecer o posicionamento e as informações ambientais apresentadas nos rótulos dos sabões de lavar-roupas mais vendidos no Brasil. Optou-se por esta categoria de produtos uma vez que os produtos de limpeza sempre estiveram atrelados a problemas ambientais e ao acúmulo de substâncias químicas em ambiente aquático. A pesquisa envolveu uma investigação empírica, a partir de dados secundários disponibilizadas nos rótulos dos produtos, utilizando-se da análise de conteúdo. As categorias de análise abordaram os apelos ambientais vinculados aos produtos, à divulgação de selo ou certificação verde e indícios da adoção de estratégia de greenwashing. A análise revelou a presença de apelos racionais e morais vinculados e estratégia de comunicação dos produtos, indícios de greenwashing e falta de informações essenciais em relação aos impactos ambientais gerados pelos produtos comercializados.