Resumo

Título do Artigo

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM ESTUDO PILOTO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Joiza Angelica Sampaio de Andrade
Karoline Ferreira Kinoshita Goes
Maria do Carmo Romeiro
Gustavo Antiqueira Goes

Reumo

O tema Educação Ambiental e a Escola tem sido um terreno fértil para ricas discussões entre estudiosos e pesquisadores que transitam nas áreas relacionadas ao meio ambiente e à educação. Mesmo em meio ao expressivo volume de pesquisas, poucos estudos têm se dedicado a esta questão através do olhar do professor. Sendo assim, este artigo, fruto de uma pesquisa de caráter piloto e exploratório, tem como objetivo investigar a prática da Educação Ambiental a partir da visão do ator docente sobre (a) as diferentes estratégias (projetos, disciplinas, dentre outras) e suas respectivas predominâncias, através das percepções de docentes atuantes em escola pública e/ou escola privada, e (b) o nível de aderência (ou mesmo de inconsistência) entre a perspectiva declarada para o interesse da escola em Educação Ambiental e a operacionalização dessa prática. Este trabalho se apoia na construção de um diálogo com algumas reflexões que envolvem a escola e o professor frente ao tema. A análise dos dados evidencia um ambiente de contradições, visto que os respondentes apontam interesse das escolas, dos estudantes e de si próprios em relação à Educação Ambiental, apesar de não perceberem suficientes nem os projetos escolares, nem a formação de professores.