Reumo
Cada vez mais a literatura discute sobre como modelos de negócio estão se configurando como fundamentais para a promoção da mobilidade urbana sustentável através de inovações nesse campo, entretanto, com menor atenção sobre o que de fato constitui um modelo de negócio sustentável e inovador no contexto da mobilidade urbana. Assim, o artigo se propõe a responder o seguinte problema de pesquisa: quais elementos caracterizam modelos de negócio sustentáveis e inovadores no campo da mobilidade urbana? Busca-se identificar se e em qual medida a intersecção existente entre a literatura de modelos de negócio e de mobilidade urbana sustentável contribuem para a construção desse conceito, a partir da revisão e análise sistemática da literatura. A pesquisa indica que dentre os aspectos a serem considerados por esses modelos estão: o favorecimento do uso de energias limpas, a maximização da utilização de recursos e capacidades empregados no transporte, o incentivo à substituição por modais sustentáveis, a orientação a serviços e funcionalidades, a articulação de iniciativas que considerem as necessidades de uma vasta gama de stakeholders, a redução da demanda de deslocamento, a extensão de benefícios à sociedade a ao meio ambiente, bem como o desenvolvimento de soluções escaláveis.