Resumo

Título do Artigo

Ceticismo nas pesquisas de Marketing Verde: uma revisão de literatura a partir de publicações brasileiras
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Abílio Peixoto Diógenes
MINELLE ENEAS DA SILVA

Reumo

A presente pesquisa tem como objetivo responder a questão: como está sendo abordada a temática do ceticismo com relação marketing verde nos principais periódicos e eventos brasileiros? A metodologia baseia-se em uma revisão sistemática da literatura nos principais periódicos e eventos brasileiros, no período de 2013 a 2015, visando identificar como está sendo abordadas as temáticas. Na pesquisa os dados foram tabulados e analisados conforme os seguintes critérios: autoria dos artigos e anos de publicação; objetivos dos artigos; literaturas abordadas; método de investigação; escala utilizada para pesquisas. Verifica-se que a relação pesquisada tem sido pouco investigada, e que não existe uma centralidade de autores sobre o assunto; as publicações de dois ou mais autores são predominantes; as pesquisas exploratório-quantitativas se destacam, e para mensurar o ceticismo em relação ao marketing verde a escala mais utilizada foi a dos autores Obermiller e Spangenberg (1998). Conclui-se referindo-se aos resultados, limitações e proposições dos artigos identificados que o ceticismo impacta no comportamento do consumidor, e que pode ser mais estudada no marketing verde.