Resumo

Título do Artigo

Ainda não sabemos diferenciar Marketing Social e Marketing Societal: Uma análise das publicações acerca dos temas
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
TAIS PASQUOTTO ANDREOLI
Váldeson Amaro Lima
Silvio Augusto Minciotti

Reumo

Embora exista uma clara distinção entre os conceitos de marketing social e marketing societal, e mesmo com a considerável produção científica acerca desses temas, ainda é recorrente a errônea acepção desses termos. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivos: (1) mapear a produção acadêmica em relação aos temas marketing social e marketing societal e, principalmente, (2) verificar e analisar possíveis distorções acerca do emprego desses termos. Com esses propósitos, elaborou-se um levantamento bibliográfico com o intuito de estudar as circunstâncias em que ocorreram as origens desses temas e uma pesquisa bibliométrica associada a uma análise crítica dos conteúdos dos textos identificados, tendo como alvo as publicações acadêmicas acerca dos termos marketing social e marketing societal, nas bases científicas mais reconhecidas mundialmente (Proquest, Web of Science, Capes, Scopus, Scielo e Spell). Com isso, foi possível observar que, apesar da expressiva produção científica identificada, são notórias as distorções no emprego dos termos supracitados, seja ao apresentar os conceitos de forma errônea, ao expressar uma acepção incorreta ou mesmo ao aplicá-los de forma equivocada. Evidencia-se, assim, a necessidade de maior cautela de pesquisadores, editores e avaliadores de periódicos para a concepção e análise cuidadosa das aplicações desses termos, considerando sua essência.