Reumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o modo como a gestão de stakeholders pode ser conduzida em condições extremas – como um cenário de desastre natural. As ações do Wal-Mart em resposta ao furacão Katrina (2005) foram selecionadas como caso para análise da interação entre a organização e seus stakeholders diante do cenário catastrófico. Foram coletados diferentes documentos para análise dessas ações: artigos acadêmicos, comunicados do Wal-Mart e matérias jornalísticas de diferentes fontes que evidenciam as ações da empresa antes, durante e após o furacão. Na análise desses documentos, o software Atlas TI foi utilizado para a codificação das ações e de seus respectivos stakeholders. O caso analisado indicou que diante da catástrofe provocada pelo furacão Katrina, o Wal-Mart priorizou alguns stakeholders – clientes, funcionários e comunidade. Os resultados da pesquisa apresentam as diferenças apuradas entre os valores considerados pelos stakeholders tratados em condições normais e seus valores diante de cenários de desastre natural. Este trabalho contribui sob dois aspectos: para a literatura, tratando da gestão de stakeholders no contexto de desastres; e para a aplicação prática, fornecendo uma perspectiva capaz de orientar adaptações da gestão de stakeholders em função do cenário.