Reumo
Este trabalho teve como objetivo evidenciar e comparar o comportamento de consumidor consciente nos diferentes níveis de escolaridade/aprendizagem dos estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal Brasileira. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com 290 alunos de diferentes níveis de ensino de Administração: técnico, graduação diurno, graduação noturno, mestrado e doutorado. Foi observado que o nível de escolaridade/aprendizagem influenciou no comportamento de consumidor consciente nas dimensões de reciclagem, consciência ecológica e frugalidade, nas quais houve maior valor percentual identificado de consumo consciente entre os alunos do doutorado. Porém, este comportamento dos doutorandos não ocorreu na dimensão de economia de recursos. Logo, não se pode afirmar que os níveis mais altos de escolaridade estão associados ao nível de conscientização nas quatro dimensões apresentadas no estudo uma vez que os alunos do técnico e da graduação também manifestaram valores percentuais altos de conscientização desse consumo, respectivamente, na dimensão de reciclagem e na dimensão de economia de recursos, o que não foi constatado entre os alunos do mestrado. Com esse estudo, ressalta-se a importância de inserir a sustentabilidade como tema transversal não só nas universidades, mas em todas as escolas afim de criar e desenvolver a consciência sustentável