Resumo

Título do Artigo

Alinhamento de interesses do Middle Manager no Processo de Formação da Estratégia
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Andréia Paternolli
Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda

Reumo

O objetivo deste estudo foi entender como o middle manager atua, considerando a Stewardship Theory no processo de formação da estratégia. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa em um centro de ensino, considerando o middle manager e a formação da estratégia em quatro categorias propostas por Floyd e Wooldridge (1992) e oito subcategorias propostas por Mantere (2008), que analisa as características do top manager que habilitam o middle manager a desenvolver a Agência Estratégica, de acordo com a Stewardship Theory (Davis, Schoorman & Donaldson, 1997). Foram realizadas entrevistas com diretores de nível médio e top manager, observação direta e análise de documentos. Os resultados indicam que a formação da estratégia é do tipo transacional e generativo. O top manager da instituição atua de forma integradora, interagindo com os diferentes níveis hierárquicos: convoca estudantes, técnicos, professores e diretores de nível médio para discutir estratégias; transmite confiança apresentando feedback sobre decisões tomadas no passado e dando continuidade a projetos implementados; permite que os gerentes de nível médio apresentem soluções para os problemas cotidianos, desde que respaldados na legislação; obtendo, assim, contribuições para a estratégia formada na instituição.