Reumo
O objetivo deste estudo foi entender como o middle manager atua, considerando a Stewardship Theory no processo de formação da estratégia. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa em um centro de ensino, considerando o middle manager e a formação da estratégia em quatro categorias propostas por Floyd e Wooldridge (1992) e oito subcategorias propostas por Mantere (2008), que analisa as características do top manager que habilitam o middle manager a desenvolver a Agência Estratégica, de acordo com a Stewardship Theory (Davis, Schoorman & Donaldson, 1997). Foram realizadas entrevistas com diretores de nível médio e top manager, observação direta e análise de documentos. Os resultados indicam que a formação da estratégia é do tipo transacional e generativo. O top manager da instituição atua de forma integradora, interagindo com os diferentes níveis hierárquicos: convoca estudantes, técnicos, professores e diretores de nível médio para discutir estratégias; transmite confiança apresentando feedback sobre decisões tomadas no passado e dando continuidade a projetos implementados; permite que os gerentes de nível médio apresentem soluções para os problemas cotidianos, desde que respaldados na legislação; obtendo, assim, contribuições para a estratégia formada na instituição.