Reumo
Nesta pesquisa buscou-se evidenciar e compreender, por meio da aplicação de um questionário em indústrias de refrigerantes sediadas em Rondônia, se existe práticas formais e/ou informais de Responsabilidades Sociais Empresariais, Balanço Social, como também, com que grau de frequência esta inserção social agrega valor em tais organizações. Dada a natureza e problemática relacionada ao tema, à questão da pesquisa neste trabalho consiste em evidenciar se as indústrias de refrigerantes do estado de Rondônia – Brasil praticam a responsabilidade social empresarial e como as controlam e evidenciam? No referencial teórico abordou com mais ênfase as teorias sobre responsabilidade social e balanço social, basicamente, as teorias editadas na NBC T 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental e Modelos de Balanço Social. Os achados da pesquisa apontam que as empresas estudadas estão conscientes a Responsabilidade Social não é apenas uma ferramenta de negócio, mas um elemento agregador aos princípios e valores das organizações, e mais, o desenvolvimento delas são de suma importância para o seu prestígio junto à sociedade. Conclui-se, que para uma sociedade mais justa, obedecer às obrigações fiscais não é o bastante, as empresas tem que inovar com inteligência analisando os fatores externos da sociedade, principalmente, os aspectos socioambientais e econômicos.