Reumo
Este artigo teve como objetivo descrever os processos de logística reversa de pós-consumo e a reciclagem de baterias praticada por uma grande empresa do Grupo Moura que se divide em RBM (Redes de Baterias Moura) distribuídas em todo o país. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na analise de conteúdo e analise qualitativa. Como instrumento básico de coleta de dados, utilizou-se de entrevistas e um questionário semi-estruturado aplicado na empresa diretamente com as pessoas responsáveis pela logística reversa e pela reciclagem das baterias. Como resultado foi possível identificar que a empresa se preocupa em conscientizar seus revendedores nas boas práticas de gestão da reciclagem, seja ela por meio de descontos ou por obrigações legais. A pesquisa também revelou que a empresa recicla não só seus produtos mais também os das marcas concorrentes, caracterizando-se em uma empresa sustentável, independentemente da marca dos produtos que deverão ser reutilizados. A RBM são abastecidas com 100% das baterias novas recicláveis. E por meio desta ação, a empresa consegue reduzir custos materiais e operacionais, com cerca de 90% de economia de matéria-prima. Uma vez que a reutilização de materiais descartados, também podem proporcionar economia com matérias-primas e a preservação do meio ambiente.