Reumo
A necessidade das organizações em aprimorar seus processos de gestão, face ao anseio de aperfeiçoar o desempenho e garantir o cumprimento de sua missão, faz com que seus administradores busquem alternativas na tecnologia da informação. O sistema de informações é uma ferramenta que direciona o gestor a ações que buscam contribuir para esse fim. As empresas visando alcançar melhor posicionamento precisam atingir sucesso na criação de valor, havendo a necessidade de definir seus objetivos. O balanced scorecard é uma ferramenta de formulação de estratégia no processo de gestão empresarial de uma organização e deve ser implementado no planejamento estratégico. O direcionamento dos controles internos por técnicas de gestão de riscos possibilita a supervisão, pela alta administração, do processo de gerenciamento dos riscos conduzidos pelos administradores, resultando na facilidade de acesso ao mercado e no aumento do valor da empresa, e contribuindo para a sua perenidade. Normalmente dentro das empresas ocorre falta de integração entre os sistemas de informação, além de dificuldade dos gestores no acesso às informações contidas nos sistemas. Assim, as características desejadas pelos gestores podem ser encontradas em um sistema de informações executivas, desde que sejam adaptadas às suas necessidades.