Resumo

Título do Artigo

UMA REFLEXÃO EMPRESARIAL ENTRE A GESTÃO AMBIENTAL E A ESTRATÉGIA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Jussara Goulart da Silva
DANILTON CARLOS DA SILVA
FLÁVIO SANTINO BIZARRIAS

Reumo

As organizações se encontram num ambiente com constantes mudanças e precisam de tomadas de decisões rápidas e precisas. Caso não busquem uma solução, a concorrência como processo de emulação, retalia, inova, e esmaga os negócios. A pressão por resultados positivos são variáveis que estão incrustadas no meio empresarial, onde as organizações dependem de gerentes com qualificação técnica de alta performance para manobrar a organização nessa caminhada em mercados cada vez mais turbulentos. A estratégia empresarial é elemento envolvido nas organizações, da qual os administradores devem estar sempre buscando formular e implementar novas táticas para atender este mercador competitivo. Um item que vem sendo explorado dentro das estratégias adotadas por estes profissionais, é trabalhar com um enfoque voltado a preocupação com o meio ambiente, sempre observando as mudanças doo perfil do consumidor atual. Este consumidor cada vez mais agressivo e exigente reflete em grande parte as mudanças que a própria sociedade vem sofrendo quanto a valores e ideologias que envolvem suas expectativas em relação ás organizações e aos negócios. Esses novos valores ideologias incluem a democracia, a igualdade de oportunidades, a saúde e a segurança no trabalho, a proteção ao consumidor, um meio ambiente mais limpo, entre outras questões. Seja como consumidores, ou como trabalhadores, ou ainda por meio do governo ou da mídia, a sociedade tem pressionado para que as organizações incorporem esses valores em seus procedimentos operacionais.