Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA O COMÉRCIO DE COCO NA PRAIA: Um Estudo de Caso do Quiosque Zé do Coco
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Giulia Sabrina de Souza Menezes
Larissa Loureiro Martins
Jaqueline Farias dos santos
HENRIQUE CESAR NANNI

Reumo

A pesquisa refere-se ao quiosque Zé do Coco, localizado na orla da praia na cidade de Santos, litoral de São Paulo, Brasil. Atua no setor varejista desde 1988, com vendas de cocos e cocadas. O interesse pelo assunto, surgiu pela mudança no comportamento da sociedade em consumir produtos naturais. Pesquisas mostram que o comércio de cocos vem se expandindo nos últimos anos. Porém, o mercado é muito competitivo. O objetivo é analisar o cenário mercadológico e identificar quais ações devem ser adotadas em prol do descarte adequado dos resíduos provenientes do consumo, proporcionando mais visibilidade e obtenção de melhores resultados na captação de novos clientes e valorização da marca. Por meio de pesquisas exploratórias foi possível entender o estado da arte em que se encontra o mercado e com a pesquisa de campo, aprofundar os conhecimentos sobre os segmentos atendidos pelas empresas do setor, assim como, identificar e comparar as estratégias comerciais dessas empresas. Com as análises e interpretações dos dados estatísticos desenvolvidos na pesquisa, buscou-se propor ações estratégicas de marketing mais assertivas e eficazes para otimizar o descarte sustentável e criar diferenciais ao quiosque Zé do Coco, diante de seus concorrentes e torná-lo mais competitivo no setor. Palavras-chaves: Coco. Resíduos. Marca. Estrategias.