Reumo
Em resposta ao aumento da preocupação dos clientes com o meio ambiente, as empresas estão modificando e desenvolvendo novos produtos menos prejudiciais para o ambiente, em que seus anúncios utilizam uma variedade de apelos para convencer os consumidores a comprar. Alguns destes anúncios com apelos verdes enfatizam a relação entre os atributos do produto e do ambiente, enquanto outros usam os recursos mais tradicionais, como benefícios financeiros (SCHUHWERK; LEFKOFF-HAGIUS, 1995). Diante disso, procura-se investigar o seguinte problema de pesquisa: Qual a relação entre apelo ambiental e preço de produtos de cosmético? Para responder a essa pergunta de pesquisa foi utilizado o contexto de consultores de cosméticos de venda direta, que foram questionados se percebem que o apelo ambiental incentiva seus clientes a compra independente do fator preço. O objetivo geral deste estudo foi investigar a relação entre o apelo ambiental e o fator preço em produtos de cosmético na percepção dos consultores de uma marca. O método utilizado foi survey, com aplicação de questionário. Os resultados do estudo demonstram que os produtos que contêm um apelo ecológico como argumento de venda não conduzem a um estímulo de compra significativamente mais favorável.