Reumo
Prover educação de qualidade a toda a população é a base para o desenvolvimento de uma nação, cenário distante da nossa realidade. Contudo, mesmo com tanta desigualdade de recursos entre a rede pública e a privada, existem escolas que se destacam e uma dessas é a Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa. O que ocorre nessa Escola que a diferencia das outras escolas públicas e a coloca no mesmo nível de desempenho das Escolas Privadas? O Objetivo desta pesquisa foi analisar como os elementos do Capital Social se manifestam no “Projeto Terceirão” da Escola. A pesquisa ocorreu em três etapas: a fase exploratória, a revisão de literatura e a pesquisa de campo. Depois de todas as análises as evidências de Capital Social Institucional apareceram. É uma escola com cenário e recursos iguais aos de outras da rede estadual, mas a interação e o trabalho conjunto se traduzem em desempenho acima da média. O seu “Projeto Terceirão” possui desempenho institucional superior ao compatível com o nível socioeconômico da Escola, destaca-se das outras Escolas estaduais e concorre em igualdade com as melhores escolas privadas do estado de Rondônia.