Resumo

Título do Artigo

QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DOS ALUNOS DE TRÊS GRADUAÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO DE MOSSORÓ/RN
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Roberto Porfírio de Sousa Oliveira
Ana Gabriele Rodrigues de Santiago
Ana Paula de Sousa Enéas
Lilian Caporlingua Giesta
Genevile Carife Bergamo

Reumo

Este artigo tem como objetivo analisar a visão de alunos de graduações presenciais em Administração de três Instituições de Ensino Superior (IES) de Mossoró/RN, sobre as questões ambientais em seus cursos. Este trabalho é uma pesquisa descritiva, tendo como objeto de estudo os cursos presenciais em Administração de três IES, duas públicas e uma privada. Para coleta de dados foram utilizados os procedimentos: questionários e análise de documentos, sendo este último para complementar e confrontar os achados da investigação via questionário com os documentos institucionais (Projeto Político Pedagógico do Curso – PPC). Para análise de dados optou-se por: análise documental e análise de associação entre variáveis. A amostra pesquisada foi de 346 discentes respondentes, a totalidade dos presentes nos dias da aplicação. Pôde-se perceber que para os discentes existe uma Educação Ambiental sendo trabalhada, porém a maioria não a considera boa ou ótima. A IES B se sobressaiu sobre as demais, tendo um maior número de respostas positivas dos alunos em todas as questões. Como todas instituições apresentaram várias disciplinas trabalhando com a temática ambiental, conforme os respondentes, conjectura-se a possibilidade de haver transversalidade do tema, como preconizado pela legislação e literatura; contudo tal conjectura precisaria de confirmação em estudos futuros.