Reumo
Este trabalho pretende discutir como vem evoluindo a relação entre a estratégia empresarial e o enfrentamento dos desafios socioambientais, com ênfase nas empresas que atuam no Brasil. Com o propósito de propiciar uma visão panorâmica da relação entre a estratégia empresarial e sustentabilidade, este trabalho está dividido em três seções. A primeira trata das contribuições de Porter e de coautores ao enfrentamento pelas empresas dos problemas socioambientais, através de artigos publicados ao longo das últimas décadas sobre o tema. A segunda apresenta a proposta de que é necessário direcionar esforços e fazer escolhas para definir uma melhor estratégia socioambiental pelas empresas, que contribua para as questões sociais e ambientais e, ao mesmo tempo, mantenha a competitividade empresarial. Para atingir este direcionamento, é formulada uma matriz que apresenta tipos genéricos de estratégia ambiental corporativa. A terceira faz algumas considerações, a partir das duas abordagens, e as relaciona com a realidade atual do setor empresarial brasileiro, através da análise de pesquisas desenvolvidas na iniciativa privada que buscam descobrir como as empresas brasileiras estão lidando com os temas ligados à sustentabilidade.