Reumo
Hoje muitas organizações possuem práticas de gestão ambiental como princípio institucional, visando principalmente à imagem da empresa perante seus consumidores. Com a crescente mentalidade sobre a gestão ambiental, os consumidores estão cada vez mais atentos às organizações que adotam práticas voltadas ao assunto e atribuem suas preferências na escolha final de seus produtos e serviços ambientalmente corretos, diante deste cenário o objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática dos artigos acadêmicos brasileiros publicados entre os anos de 2005 a 2015, assim promovendo uma análise de suas principais abordagens, apontando suas diferenças e aspectos relevantes. Espera-se que este trabalho possa contribuir para divulgar a fundamentação teórica nacional, sobre a gestão ambiental nas organizações. Os resultados na pesquisa demonstraram que todos os estudos nos períodos de 2005 a 2015, defendem estratégias ambientais de forma positiva para as organizações, seja pela manufatura, produção ou até mesmo para o público interno. Evidenciou-se que a maioria das organizações está buscando cada vez mais novas estratégias e tecnologias ambientais limpas, devido aos interesses da sociedade em geral e dos stakeholders, tornando-se parte da cultura organizacional.