Resumo

Título do Artigo

Percepção dos Stakeholders sobre a divulgação dos Relatórios Socioambientais
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Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
Iluska Lobo Braga
GLEIMIRIA BATISTA DA COSTA

Reumo

As pressões mercadológicas do mundo globalizado tem imposto as organizações relatórios socioambientais em resposta as suas ações com responsabilidade social devido ao uso dos recursos sociais e ambientais. Esses relatórios têm como finalidade prestar informações para os stakeholders. Esse trabalho se propõe em levantar a percepção dos stakeholders sobre esse instrumento, considerando os elementos da teoria da divulgação. Essa pesquisa é de natureza aplicada, descritiva e quantitativa, para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica para os levantamentos dos constructos do questionário, seguida de uma pesquisa tipo survey de corte transversal. Obteve 361 respondentes, onde os principais resultados são que aproximadamente 70% concordam que a divulgação do relatório socioambiental fortalece elementos correlacionados com as mudanças mercadológicas (elementos exogênos); identifica-se uma tendência dos stakeholders em julgar que as empresas apresentam fatores favoráveis (elementos endógenos); e essa tendência se alinha com os elementos de eficiência (ex-ante) que apontam que esse tipo de divulgação promove valorização da imagem da organização.