Reumo
A urgência da temática ambiental exige que os indivíduos se conscientizem de suas responsabilidades pelas transformações da realidade social e ambiental e se comprometam com a manutenção da qualidade de vida no planeta. A educação ambiental surge para proporcionar o saber ambiental às pessoas e aos grupos sociais para que ocorra efetivamente o desenvolvimento sustentável das sociedades. Esta pesquisa buscou identificar se a temática ambiental está inserida no curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina, realizando-se estudos qualitativos documentais e entrevistas com os docentes. Não foram encontradas bases legislativas orientadoras à inserção da educação ambiental; poucas ementas abordaram a temática ambiental; e os objetivos do curso remeteram basicamente ao contexto social sem menções aos aspectos ambientais inerentes ao meio ambiente. Dos docentes entrevistados constatou-se que, apesar da maioria não apresentar a temática ambiental na formação inicial, todos conseguem inserir conteúdos sobre o tema nas disciplinas que lecionam, mesmo com as dificuldades encontradas no ensino superior para a valorização da temática e na precária abordagem do tema nas matrizes curriculares. Proporcionar a inserção da educação ambiental na formação dos profissionais de Administração é indispensável para que se comprometam com a transformação da sociedade desigual e ambientalmente insustentável hodierna.