Resumo

Título do Artigo

Comunicação Corporativa sobre Mudanças Climáticas: Estudo com Empresas Reconhecidas em Sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Juliana Sousa
José Milton de Sousa Filho

Reumo

Com o objetivo de descobrir como as empresas reconhecidas em sustentabilidade no Brasil divulgam suas práticas a favor da mitigação dos riscos relativos às mudanças climáticas, este estudo investigou a comunicação espontânea de seis empresas em seus sites corporativos e relatórios de sustentabilidade sobre o tema. No caso dos relatos anuais, a pesquisa observou os dados de acordo com o que recomenda a GRI – Global Reporting Iniciative. Para isso, foram considerados sete indicadores para a comunicação em mudanças climáticas, os quais foram utilizados para o estudo de cada companhia. Foi adotada a técnica Análise de Conteúdo para a interpretação dos dados coletados nos relatórios e nos websites corporativos. O trabalho chegou à conclusão de que as empresas referência em sustentabilidade no Brasil divulgam praticamente todas as informações sobre mudanças climáticas de acordo com o que recomenda a GRI, fazendo-o de forma semelhante entre si, independente dos setores em que atuam. Sobre as informações disponibilizadas em seus sites, as companhias também divulgam ações e metas progressivas a respeito do tema. Parte considerável delas associa os resultados em mitigação dos riscos referentes às mudanças de clima a atitudes estratégicas e a ações inovadoras.