Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL SOBRE A DISPOSIÇÃO A PAGAR E A INTENÇÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
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Tema

Inovação Sustentável

Autores

Nome
Mateus Luan Dellarmelin
Josieli Lazzarotto
Eliana Andréa Severo

Reumo

Diante de um contexto de crescentes preocupações relacionadas aos problemas ambientais, as inovações sustentáveis de produto desempenham um papel importante na redução dos impactos ambientais ocasionados pelo consumo. Contudo, o sucesso dessas inovações dependem da sua adoção por parte dos consumidores. Por este motivo, o objetivo deste artigo é verificar a influência da inovação sustentável e do luxo sobre a disposição a pagar e a intenção de compra do consumidor. No primeiro experimento, de um fator, entre-sujeitos, a variável independente (sustentabilidade ambiental) foi manipulada e os resultados demonstraram que a informação sobre a sustentabilidade ambiental de uma inovação não influenciou significativamente a intenção de compra do consumidor e a sua disposição a pagar. No segundo experimento, além da sustentabilidade, foi manipulada a presença da variável luxo e os resultados indicam que a associação da sustentabilidade ao luxo não torna o seu efeito significante, pois o efeito da interação entre as duas variáveis independentes (sustentabilidade e luxo), bem como o efeito principal da sustentabilidade, sobre a disposição a pagar e intenção de compra do consumidor não foi significante. O luxo, por sua vez, teve um efeito negativo sobre a intenção de compra, mas positivo sobre a disposição a pagar.