Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO: COMPARANDO DISCURSOS
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Tema

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Autores

Nome
Nayele Macini
Ana Claudia Bansi
Marlon Fernandes Rodrigues Alves
Adriana Cristina Ferreira Caldana

Reumo

A qualidade de vida no trabalho para quem atua no setor bancário brasileiro passou por muitas consequências, com a redução dos níveis hierárquicos, a flexibilidade e polivalência exigida pelas novas funções. Logo, este estudo tem por objetivo analisar a situação atual da qualidade de vida dos funcionários do setor bancário brasileiro. A organização e seus funcionários passam a ter uma relação central, proporcionando ferramentas para que se sintam satisfeitos, sejam produtivos, estejam comprometidos e desenvolvam suas capacidades e a criatividade. Assim, foram analisados os processos judiciais contra os bancos discutidos à luz da teoria de gestão sustentável de pessoas. Essa análise subsidiou entrevistas com os representantes de ambas as entidades, dos bancos e dos trabalhadores, além de informações dos relatórios anuais dos bancos. Dos resultados encontrados, as horas extras podem ser consideradas como um problema estrutural no setor bancário, precisando de uma solução e as entidades não entram em consenso. Por fim, nota-se o quanto os bancos se esforçam para tornar sua gestão mais bem vista, como é o caso dos investimentos em sustentabilidade que realizam. No entanto, ainda é possível observar falhas em aspectos mais simples, como o estudado neste artigo.