Resumo

Título do Artigo

A Gestão Empresarial de Serviços Ecossistêmicos: Interações, avanços e lacunas
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Autores

Nome
Natalia Lutti Hummel
Lívia Menezes Pagotto
Thais Camolesi Guimarães

Reumo

Desde a divulgação da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, em 2005, as empresas vêm se deparando com uma multiplicidade de iniciativas que propõem diretrizes e ferramentas para mapeamento de impactos e dependências de suas operações em relação a serviços ecossistêmicos, fundamentadas principalmente na noção de valoração de tais serviços. Nesse contexto, este trabalho visa entender como se dão as interações entre tais iniciativas para compreender o avanço da gestão empresarial em relação a serviços ecossistêmicos e identificar as lacunas ainda existentes no tema. Para tanto, será a) contextualizada a emergência de uma multiplicidade de iniciativas sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos (BSE) para a gestão empresarial; b) analisada as interações entre elas; e c) discutidas as tendências, oportunidades e necessidades para o avanço desta agenda no contexto da gestão empresarial. O artigo foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental e da aplicação do quadro analítico Transnational Governance Business Interactions (TGBI). Conclui-se que atualmente as iniciativas estão buscando construir regras e normas em BSE e implementá-las; que as iniciativas trabalham em coalizões e plataformas; e que a padronização das normas tem um papel em nível global, mas a implementação indica a necessidade de especificação destas para contextos regionais e setoriais.