Resumo

Título do Artigo

OFICINA SOBRE EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: PERCEPÇÕES DE DOCENTES
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Nathália Rigui Trindade
Suelen Geíse Telocken
Érica Santini de Lima
Rodrigo Reis Favarin
Marcelo Trevisan

Reumo

O constante abuso dos recursos naturais vem chamando a atenção de estudiosos e pesquisadores desde meados do século XX. No entanto, a necessidade de desenvolver estudos que pudessem reverter os danos causados ao meio ambiente é um assunto mais recente, assim como a Educação para a Sustentabilidade (EpS). No contexto atual, a EpS é tratada como elemento fundamental para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis, conscientes e proativos com as questões socioambientais. O presente estudo apresenta natureza qualitativa e caráter descritivo, tendo por objetivo evidenciar a percepção dos docentes acerca de uma oficina realizada sobre EpS. A oficina foi ministrada durante evento promovido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o II Seminário Internacional de Educação e o VIII Seminário Estadual de Educação, na cidade de Cruz Alta. Os dados resultaram de um questionário pré e pós oficina. Após a realização da oficina, os participantes passaram a ter uma visão mais abrangente do tema, mesmo que não totalmente holística e integradora. Isso pode ser justificado pelo fato de tanto a educação quanto o desenvolvimento sustentável serem temas complexos, o que dificulta a definição de um conceito quando se trata da educação pautada na sustentabilidade.