Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA COMO ESTRATÉGIA DE FIDELIZAÇÃO NO SETOR DE PRODUTOS DE BELEZA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Operações Sustentáveis

Autores

Nome
Thaís Testoni
Patricia Guarnieri
Raphael Salviano de Souza
Amanda Cristina Gaban Filippi

Reumo

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de cosméticos e produtos de beleza, estando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China (ABIHPEC, 2017). Com o aumento da venda, aumenta também a geração dos resíduos, o que requer da sociedade e empresas práticas de descarte sustentáveis. Com a sanção da Lei 12.305/2010 a logística reversa de embalagens em empresas de diversos segmentos no Brasil passa a ser obrigatória. Indo além do atendimento à legislação empresas passam a utilizar a logística reversa na obtenção de vantagens econômicas, captação e manutenção de clientes. Esse trabalho teve como objetivo analisar a o estado da arte relacionada à logística reversa e fidelização de consumidores de produtos de beleza. Assim, foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, cujo procedimento técnico foi a revisão sistemática da literatura. Os resultados demonstraram o a escassez de artigos que tratem dos temas logística reversa e fidelização de consumidores associados, bem como identificou oportunidades de estudos futuros. Destaca-se ainda que alguns estudos enfatizam a necessidade de que as empresas percebam a logística reversa não apenas como uma estratégia para atender a legislação, mas também como estratégia de conquista e manutenção de clientes