Resumo

Título do Artigo

INCLUSÃO DIGITAL E SUSTENTABILIDADE PARA ESCOLAS RURAIS: PROJETO LUZES PARA APRENDER
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Juliana Silva Arruda
Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva
Ellen Lacerda Carvalho Bezerra

Reumo

O Brasil vivencia um período de preocupação socioambiental em todas as áreas da sociedade, e, com o passar do tempo, as organizações começam a promover ações sustentáveis para alavancar o sucesso, além de conseguirem destaque, atuando positivamente na gestão dos recursos naturais. A escola deve acompanhar as mudanças advindas dos avanços e ficar atenta às novas possibilidades educacionais para desenvolver práticas contemporâneas, a partir da inserção de computadores em atividades curriculares. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral investigar como a ação de uma empresa privada contribuiu para o desenvolvimento de ações sustentáveis dos educandos do Ensino Fundamental quando realizam atividades interativas com suporte de tecnologias digitais. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal de Aquiraz/CE, através da metodologia qualitativa, com caráter interpretativo. A técnica de pesquisa envolveu a observação participante, com análise microgenética, e instrumentos de coleta de dados foram vídeos e diários de campo. As atividades planejadas envolveram as disciplinas curriculares e o uso do computador. Os resultados foram analisados de acordo com categorias, no momento da análise dos dados, destacando momentos em que os recursos, aliados aos conteúdos sustentáveis, promovem a constituição da consciência sustentável, gerando atuações e posturas de autoria dos discentes.