Resumo

Título do Artigo

Construção de um modelo de predição para o consumo de Tecnologia da Informação Verde
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Ana Amélia Moura Zwicker
Mauri Leodir Löbler

Reumo

O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE foi “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração. Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento.