Resumo

Título do Artigo

Consumo sustentável e a percepção dos consumidores sobre Marketing Verde
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Lauriene Teixeira Santos
Ruth Oliveira Silva

Reumo

Com a mudança de percepção do papel das organizações no espaço em que elas atuam, surgem novas demandas e necessidades por parte dos consumidores que atualmente se mostram preocupados com o impacto ambiental que a sociedade tem causado ao longo dos anos. Diante dessa realidade, cada vez mais as empresas buscam desenvolver ações em prol do meio ambiente. Com isso, elas visam atender questões legais, mas também concretizar uma imagem positiva frente aos seus consumidores. Baseado neste contexto, o presente artigo apresentou como objetivo avaliar como estudantes de uma instituição federal do curso de Bacharelado em Administração, percebem a imagem de empresas que possuem ações ambientais. A metodologia norteou-se em um estudo bibliográfico e foi caracterizada como qualitativa, descritiva e um estudo de caso. Como método de coleta de dados utilizou-se um questionário que contava com 15 questões. Verificou-se que 92,3% dos pesquisados consideram melhor a imagem de empresas que apoiam ou desenvolvem ações ambientais, porém, apenas 19,3% disseram conhecer empresas que desenvolvem tais ações. Constatou-se assim a percepção positiva dos sujeitos de pesquisa sobre empresas que se preocupam com questões ambientais.