Reumo
Este artigo apresenta uma revisão abrangente da literatura sobre entrega urbana fora do horário de pico. Com a crescente urbanização das cidades é amplamente reconhecido que city logistics tem um papel importante a desempenhar para apoiar as atividades urbanas, a qualidade de vida e a economia nos centros urbanos. Uma má concepção das infraestruturas dedicadas à logística das cidades pode em certa medida gerar algumas externalidades negativas, como o congestionamento, o ruído e a poluição atmosférica, que podem penalizar o desenvolvimento de uma determinada área urbana. A revisão identificou diferentes abordagens e alavancas de políticas utilizadas no passado, como a abordagem do laissez-faire, cobrança de pedágio urbano, incentivos públicos e uma abordagem regulatória. O documento também identificou diferentes esquemas de recepção de entrega discutidos na literatura. Foi apresentado um resumo de seis casos em detalhes. Os resultados dessa revisão mostram os potenciais benefícios que podem gerar e os desafios enfrentados nos estágios iniciais e possíveis soluções. De acordo com a revisão, os resultados dos casos tendem a ser positivos, sugerindo a importância dessas experiências para alcançar sistemas de transporte mais eficientes e sustentáveis.