Resumo

Título do Artigo

MOTIVOS DA NÃO EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE CUNHO SOCIOAMBIENTAL DAS COMPANHIAS LISTADAS NO NOVO MERCADO DA B3
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Tema

Reporte e Comunicação da Sustentabilidade

Autores

Nome
Victor Hugo Fernandes de Almeida Ferreira
Oderlene Vieira de Oliveira

Reumo

Embora se reconheça que nos últimos anos tenha ocorrido um crescimento na divulgação de relatórios de responsabilidade socioambiental das empresas, admite-se ainda que há um longo caminho a ser percorrido no sentido de que esses relatórios atendam seus usuários, considerando as características de materialidade, consistência, integridade e responsabilidade na informação socioambiental. Portanto, nesta pesquisa tem como objetivo geral analisar os motivos para não evidenciação dos relatórios socioambientais das empresas listadas no segmento Novo Mercado da B3. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, pesquisa do tipo descritiva e documenta fazendo uso dos Formulários de Referência disponibilizados pelas empresas. Como conclusão do estudo, pode-se constatar que as empresas do segmento do Novo Mercado da B3 não estão preocupadas em buscar a tão almejada “diferenciação” mercadológica, pois do universo de 126 empresas, 56 não evidenciaram os relatórios socioambientais e apenas 42 apontando os motivos da não evidenciação. Sendo eles: (i) não possuem políticas socioambientais (23 empresas); (ii) precisam melhorar os seus processos internos (14 empresas); (iii) fatores organizacionais e valores (7 empresas); (iv) custos (3 empresas); e (v) Legislação e Regulamentação Ambiental (2 empresas).