Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA SUSTENTÁVEL
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Jucilaine Neves Sousa Wivaldo
Caroline Cambraia Furtado Campos
Suelen Ferreira Matoso Couto
Álvaro Ricardo Guerrero

Reumo

Este artigo apresenta uma análise da influência da percepção ambiental dos produtores rurais como indicativo de prática agrícola sustentável. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com base na análise de artigos científicos, livros, entre outros. No estudo foram utilizadas principalmente três bibliografias para comparação e análise de dados: “O papel do produtor e sua percepção de natureza como fator preponderante para o desenvolvimento rural sustentável”, pesquisa realizada com os agricultores da região dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí, com a participação de 14 produtores (Cunha et al., 2014); “Práticas sustentáveis nas pequenas propriedades de agricultura familiar: um estudo de caso” referente aos produtores do município de Santa Maria/RS do autor com aplicação de questionário em três do total de nove distritos de Santa Maria, o que representa 33,33% do universo (KESSELER, 2013); “ Percepção ambiental de produtores rurais e condições ambientais de algumas propriedades agrícolas da região de Bauru - SP”, com a participação de 30 produtores (PRUDENTE JUNIOR et al., 2013). A análise deu-se em especial baseada na percepção ambiental abordada pelos autores, bem como em relação se há indícios de práticas sustentáveis na produção agrícola. O estudo da percepção dos agricultores, nesse contexto, permitiu conhecer os valores, suas ações e se os mesmos se sensibilizam com a transformação e conservação ambiental, mostrando-se uma ferramenta positiva na detecção de uso de práticas sustentáveis nas propriedades rurais. Posteriormente, a junção do conhecimento da percepção somada aos princípios da Educação Ambiental permitirá promover estratégias que colaborem com práticas sustentáveis.