Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento Humano, Educação e Economia Solidária: evidências empíricas sobre cidadania e autogestão
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
MARIA DE NAZARE MORAES SOARES
Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças

Reumo

Desenvolvimento Humano, Educação e Economia Solidária são temas que vêm se aproximando, seja no campo teórico ou empírico, em virtude da economia solidária conjugar objetivos econômicos, sociais e ambientais, envolvendo cooperação e solidariedade em prol do desenvolvimento local (UNIRSD, 2014). A pesquisa utilizou dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD, 2014) relativos à Educação e dados do Atlas da Economia Solidária no Brasil (SENAES, 2013), abrangendo uma amostra de 1.449 empreendimentos situados nos 184 municípios do estado do Ceará. A análise multivariada dos dados permitiu verificar a influência das variáveis cidadania e autogestão na variável educação. A análise aponta para uma influência positiva e significativa da cidadania e autogestão no âmbito da educação, portanto, são relevantes para o desenvolvimento humano. A pesquisa permitiu observar que a educação não se forma apenas no contexto da escola, a mudança social também pode ocorrer no mundo do trabalho, onde o trabalho cooperativo, autogestionário e cidadão, são formas importantes de formação da aprendizagem (GADOTTI, 2005). Ademais, o estudo contribui com a ampliação do diálogo entre os temas da geração de renda cooperativa e do desenvolvimento humano.