Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DE COMPRA E QUESTÕES AMBIENTAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Eliane da Silva Andrade
Lúcia Santana de Freitas

Reumo

Este trabalho objetiva analisar as influências das questões ambientais no comportamento de compra dos professores da rede pública de ensino básico da cidade de Riacho de Santo Antônio-PB. Na fundamentação teórica tomou-se como referência os trabalhos que tratam de questões ambientais e suas influências sobre comportamento de compra. A pesquisa se caracteriza como descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário seguindo a proposta de Carvalho e Freitas (2013). Na primeira parte constam 12 questões sobre o perfil sociodemográfico dos respondentes, na segunda com 1 questão aberta e 29 variáveis em escala graduada do tipo Likert relacionadas a conteúdos sobre consumo e meio ambiente. Foram aplicados 48 questionários correspondendo a 100% do universo. Como resultados pode-se constatar que cinco dimensões foram avaliadas positivamente: comportamento do consumidor em relação ao meio ambiente (51,7%), inquietação e irritação em relação à problemática ambiental (82,8%), conhecimento da problemática ambiental e fator econômico (93,1%), falta de preocupação com o meio ambiente (discordância de 68,8%), consumo consciente (78,5%), apenas uma dimensão, ativismo ambiental (36,7%) foi avaliada negativamente. Após a análise de cada dimensão pode-se concluir que as questões ambientais influenciam no comportamento de compra dos professores.