Reumo
Marketing e sustentabilidade são assuntos muito relevantes hoje no âmbito empresarial, impulsionando muitos estudos relacionados aos temas. Porém, o número de pesquisas que fazem interligação desses assuntos ainda é incipiente, frente à grande necessidade de que tais temas sejam abordados em conjunto no atual contexto organizacional. Nesse ínterim, o objetivo desta pesquisa foi investigar como se caracteriza o atual cenário da produção científica brasileira na perspectiva do marketing ligado à sustentabilidade. Realizou-se um estudo bibliométrico, através de pesquisa quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva. A pesquisa foi desenvolvida entre maio e junho de 2017, avaliando publicações dos anos de 2007 a 2016 disponíveis nas bases de dados SPELL, CAPES, SCIELO, além dos artigos publicados especificamente em anais de dois encontros da ANPAD: EnANPAD e EMA. A busca inicial pelas palavras-chave relacionadas aos temas resultou em 8.766 artigos, dentre os quais apenas 94 (1,07%), abrangiam marketing e sustentabilidade concomitantemente. O estudo revelou que há um pequeno número de publicações que envolvem as duas temáticas, o que ainda precisa ser explorado nos estudos organizacionais, frente à necessidade de que os temas sejam trabalhados em conjunto, para o melhor desenvolvimento das empresas no atual cenário competitivo.