Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL NA DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Rodrigo Garcia Stoll
Thiago Antônio Beuron
Gustavo da Rosa Borges
Leandro Vaz da Silva
Cristiane de Oliveira Vieira

Reumo

A crescente preocupação com a área ambiental, associada à exploração excessiva dos recursos naturais ameaça a sustentabilidade dos sistemas, o consumo de forma exagerada e desordenada auxilia a promover o exaurimento dos recursos naturais escassos, além dos resíduos pós-consumo. Para responder alguns questionamentos sobre consumo de produtos orgânicos, este estudo buscou identificar se existe relação entre consciência ambiental e atitudes sustentáveis e a influência dela na decisão de compra de consumidores de orgânicos. Por meio de pesquisa descritiva e quantitativa realizada com moradores de Dom Pedrito/RS, constatou-se a existência de uma fraca relação entre a consciência ambiental e atitudes sustentáveis, da mesma forma esta relação também foi considera fraca quando comparado à consciência ambiental em relação à intensão de compra. As atitudes sustentáveis demostraram uma relação modera com a intenção de compra, indicando que consumidores que agem de maneira sustentável tendem a serem influenciados positivamente a consumir produtos que sejam ecologicamente sustentáveis. Outros resultados subjacentes serão apresentados no decorrer do trabalho.