Reumo
Devido às pressões ambientais, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm buscado implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Com o objetivo de Priorizar as Barreiras às Práticas de SGA de acordo com o Modelo de Gonzalez-Benito e Gonzalez-Benito (2006) utilizou-se o método de Análise Hierárquica (AHP) por meio do software “Expert Choice”. Descobriu-se que a priorização das barreiras a serem superadas para implementar um SGA em uma universidade deve começar com (1) Falta de Comunicação entre a Instituição e Gestão de Topo, (2) Baixa Prioridade dada ao SGA, (3) Falta de Apoio e Acompanhamento da Alta Administração, (4) Coleta de Dados Complexa e Demorada, (5) Rotatividade de Pessoas na IES, (6) Falta de Recursos Financeiros, (7) Escassez de Pessoal, (8) Falta de tempo, (9) A Hierarquia da IES é Diferente a Hierarquia de uma empresa, (10) Dificuldade de se Adaptar a Normas Escritas para Fabricação Industrial no Ambiente Universitário (11) Falta de Interesse ou Motivação por Parte dos Professores e Pessoal Técnico-Administrativo, (12) Dificuldade na Realização de Auditoria Ambiental, (13) Falta de Confiança nos Potenciais Benefícios de um SGA, (14) Falta de Informação e Conhecimento sobre SGA e (15) Falta de Clareza do Dano Ambiental Causado pela IES.