Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS SOBRE A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS GERAÇÕES
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Eliana Andréa Severo
Julio Cesar Ferro de Guimarães
Mateus Luan Dellarmelin
Rossana Parizotto Ribeiro Capitanio

Reumo

Com o advento da globalização e o acesso às informações, as redes sociais passaram a serem amplamente utilizadas pelas gerações. Contudo, a problemática ambiental vem provocando impactos a nível global, assim como encontram-se questões de vulnerabilidade social. Coerentemente, a consciência ambiental desperta novos hábitos de consumo, implementando nova postura socialmente responsável. Perante o exposto, esse estudo tem como objetivo analisar a influência das redes sociais sobre a consciência ambiental e a responsabilidade social das gerações Baby Boomers, X e Y, por meio da análise de 2692 respondentes de diferentes regiões do Sul e Sudeste do Brasil. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados destacam que os indivíduos que estão expostos as informações (vídeos, fotos, textos) de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental são positivamente influenciados na formação da consciência social e ambiental. Entretanto, a geração Y apresentou as menores médias de respostas nas busca de informações sobre as questões ambientais e sociais, o que é relevante para a sociedade, Instituições de Ensino, Órgãos Governamentais, bem com as empresas, para fomentarem ações e informações sobre a responsabilidade socioambiental, no intuito de engajar a geração Y ao desenvolvimento sustentável.