Resumo

Título do Artigo

PERFIL DE CONSUMIDORAS DE MODA DE SEGUNDA-MÃO E O METABOLISMO FUTURO DO GUARDA-ROUPA: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA COM PÚBLICO FEMININO, RESIDENTE DO INTERIOR DE SÃO PAULO (SP)
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Mariana Munis de Farias

Reumo

O presente estudo visa entender qual é o perfil de mulheres, residentes dos municípios integrantes da Região Metropolitana de Campinas (SP), Circuito das Águas Paulistas (SP) e Baixa Mogiana (SP), dentro do conceito de consumo consciente de moda, com base no fluxo metabolismo futuro do guarda-roupa, proposto por Fletcher e Grose (2011). Para isso, adotou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, não-probabilística, por julgamento e por conveniência, e aplicou-se um questionário survey com perguntas estruturadas em 515 mulheres dessa região. A pesquisa obteve os seguintes resultados: quanto mais jovem a geração das mulheres, e quanto maior seu grau de escolaridade, maior seu envolvimento com consumo consciente e colaborativo de moda. As mulheres gostam de comprar itens de segunda mão por conta do preço acessível, custo-benefício e estilo retrô e vintage. As mulheres mais engajadas no consumo consciente de moda, são as heavy users de brechós. As maiores práticas das consumidoras de todos os pontos do fluxo são: levar a roupa para costureira, aluguel de roupas de acessórios, adaptação do estilo de roupa para outra ocasião e compra em brechós. Os pontos menos praticados e que possuem oportunidades de crescimento são: vender roupas para brechós, participar de grupos de trocas, customização das peças e seguir influenciadores digitais.