Resumo

Título do Artigo

MODERAÇÃO GERACIONAL SOBRE A INTENÇÃO DE CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS: UMA ANÁLISE SOBRE UMA AMOSTRA FORMADA POR PAIS E FILHOS.
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Luiz Henrique Lima Faria
Guilherme Correia Furlani
Mateus Neves Merçon
Wilson Carlos dos Santos Júnior
Ana Luisa Santos Oliveira

Reumo

Este estudo teve como propósito central analisar a possibilidade de inclusão de uma nova variável, as gerações, nos estudos referentes ao comportamento de consumo de produtos orgânicos, a fim de verificar a existência de efeito moderador sobre as relações entre variáveis antecedentes e a intenção de consumo. Para isso, utilizou-se de uma série de dois procedimentos metodológicos: primeiramente a análise das equações estruturais por meio da abordagem dos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), a fim de verificar a validade e a confiabilidade dos constructos formadores do modelo de análise de intenção de consumo de produtos orgânicos e a capacidade preditiva do modelo estrutural e, por último, a Análise Multigrupos nos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-MGA) para, enfim, testar a possibilidade de inclusão gerações como variável moderadora sobre as relações existentes no modelo. Os resultados obtidos demonstraram que uma das hipóteses de moderação não foi rejeitada. Dessa forma, concluiu-se pela possibilidade de existência de efeito moderador das gerações sobre as relações entre variáveis antecedentes e a intenção de consumo de produtos orgânicos. Devido a utilização de técnica de amostragem não probabilística aliada à abordagem exploratória e descritiva, empregados neste estudo, indica-se parcimônia em relação a interpretação de seus resultados que não devem ser generalizados.