Resumo

Título do Artigo

Avanços na Inserção do Tema Sustentabilidade nos Cursos de Administração nas Universidades Públicas Federais Brasileiras
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Lisiane Celia Palma
Keitiline R. Viacava
Lessandra Medeiros de Oliveira
VIVIANE SANTOS DO NASCIMENTO FRANZEN

Reumo

As escolas de administração podem contribuir para a formação de gestores mais conscientes das repercussões de suas ações e estratégias, seja no âmbito social, ambiental, econômico, entre outros, tendo um papel relevante a desempenhar no que diz respeito à educação para sustentabilidade. Diante disso, este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo verificar os avanços no que diz respeito à inserção de disciplinas relacionadas ao tema sustentabilidade nos cursos presenciais de bacharelado em administração nas universidades públicas federais brasileiras. Para tanto, foi realizado uma análise dos currículos destes cursos. Observou-se que apenas 11 (18%) dos 62 cursos analisados não apresentam na grade curricular nenhuma disciplina diretamente relacionada ao tema. Os demais cursos aparecem assim distribuídos: 12 (19%) oferecem apenas disciplinas optativas relacionadas ao tema; 27 (44%) oferecem somente disciplinas obrigatórias e 12 (19%) apresentam na grade curricular disciplinas obrigatórias e optativas conjuntamente. Os resultados apontam que a temática da sustentabilidade está representada nos cursos de administração e indicam uma tendência crescente de inclusão de disciplinas ligadas ao tema. Contudo, observa-se que as disciplinas ofertadas tendem a priorizar os temas gestão ambiental e responsabilidade social e pouco se discute ainda sobre propostas alternativas ao mainstream.