Resumo

Título do Artigo

Sustentabilidade e Consumo Consciente: Ação individual ou contextual?
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Linda Jessica De Montreuil Carmona
Edilson Bacinello
MARIALVA TOMIO

Reumo

A preocupação com o consumo sustentável é multidisciplinar e universal, seja pela ciência do ser humano acerca de suas limitações na obtenção de recursos ou pela consciência de que as tendências atuais do comportamento de consumo são insustentáveis. Existe na literatura uma variedade de termos e posturas relacionadas ao consumo consciente que podem induzir a confusão, dentre elas: consumo consciente, sustentável, verde, solidário, justo, ético, ecológico, que são expressões da mesma genealogia com sutis diferenças, evidenciando a incipiência do entendimento desta temática. A raiz do problema parece ser que não há consenso no entendimento do próprio ato de consumir, pois algumas posturas focam no consumo consciente como sendo centrado no indivíduo, enquanto outras reconhecem sua natureza coletiva e derivada da normatividade da sociedade circundante e induzida pelo contexto e convenções sociais. O propósito deste ensaio foi analisar estas questões, identificando as temáticas prevalentes sobre consumo consciente ou sustentável, identificando as visões individualistas e coletivistas e apontando os estudos acadêmicos relevantes e suas implicações. Palavras-chave: Consumo Consciente. Consumo ético. Sustentabilidade.