Reumo
Um dos produtos que a partir de uma nova tecnologia pode vir a contribuir com o meio ambiente por estar reduzindo a quantidade de papel impressa no mercado é o e-book. A proposta desse artigo é portanto a de avaliar a partir do modelo de aceitação de tecnologia (TAM) os fatores que podem influenciar na resistência dos consumidores ao uso do e-book. O tipo de pesquisa é quantitativa, com objetivo descritivo. A coleta de dados foi feita no mês de abril do ano de 2017, sendo que os questionários foram aplicados presencialmente para 348 respondentes residentes na região metropolitana de Belo Horizonte, sendo o tipo de amostragem não probabilística e por conveniência. Para análise dos dados foram realizadas a análise de cluster e o teste t de student. Os resultados evidenciaram a presença de dois clusters, onde o primeiro mostrou-se indiferente aos questionamentos levantados devido às médias de suas respostas sempre se fixarem no escore de não concordância e não discordância (valor 3). Já o cluster 2 revelou-se ser formado por indivíduos com perfil de inovatidade, que vêem utilidade e facilidade quanto ao uso do e-book, apresentando baixa resistência ao uso do produto.