Resumo

Título do Artigo

Análise da alfabetização ambiental entre estudantes do ensino médio como indicador de sustentabilidade na escola
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Ailim Schwambach
José Claudio Del Pino

Reumo

Esta pesquisa teve como objetivo determinar e analisar o nível de Alfabetização Ambiental de estudantes, comparando os dados entre instituições estaduais e particulares. Questionou-se como está a inserida a Educação Ambiental, buscando através disto um indicador de sustentabilidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário, com a finalidade de mesurar o perfil ambiental destes alunos. A amostra utilizada para a realização desta pesquisa foi de 99 estudantes, sendo 53 de escolas particulares e 46 de escolas estaduais. De um máximo de 100 pontos, a média geral de Alfabetização Ambiental dos alunos, foi de 35. Não foram observadas diferenças quanto à Alfabetização Ambiental entre escolas particulares e estaduais em quase todos os aspectos analisados pelo questionário. A maior diferença entre os dois tipos de instituições não chegou a 7%, podendo-se afirmar, portanto, que os alunos de ambos os tipos de escolas têm o mesmo nível de Alfabetização Ambiental. Discute-se também a importância de indicadores que possibilitem a avaliação dos projetos e programas ambientais utilizados nas escolas, visando à obtenção de parâmetros de continuidade ou de melhorias que visem a mudança do atual panorama ambiental.