Resumo

Título do Artigo

DISPOSIÇÃO DOS CONSUMIDORES DE PORTO ALEGRE A COMPRAR EM UM SUPERMERCADO SEM EMBALAGENS: UMA ALTERNATIVA AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Luiza Fialho Menti
ISADORA DO CARMO STANGHERLIN
MARCIA DUTRA DE BARCELLOS

Reumo

O desperdício de alimentos tem se apresentado como um obstáculo ao estabelecimento de cadeias de suprimentos alimentares mais sustentáveis. No nível do consumidor, destacam-se os supermercados sem embalagens como alternativa à alta geração de resíduos. Neste, todos os produtos são vendidos a granel, e o consumidor é responsável por levar seus próprios recipientes para acondicionar suas compras. Este estudo se propôs a explorar a aceitação dos consumidores de Porto Alegre acerca deste conceito de supermercado através de uma pesquisa quantitativa. A amostra possuiu 385 respondentes e os dados foram analisados no software SPSS. Os resultados mostraram forte aceitação dos consumidores em relação a um supermercado sem embalagens, com a condição de o preço dos produtos ser mais baixo em comparação com o varejo tradicional. A principal motivação à compra neste tipo de estabelecimento foi a possibilidade de se adquirir somente a quantidade desejada de cada produto, com reconhecimento ao potencial desse sistema na redução do desperdício de alimentos no nível do consumidor. Por outro lado, a principal barreira identificada foi a falta de informações sobre o produto quando ausente a embalagem. Conclui-se, então, que esta pode ser uma estratégia para redução do desperdício.