Resumo

Título do Artigo

QUAL A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO COM RELAÇÃO A SEGURANÇA PÚBLICA APÓS A IMPLANTAÇÃO DAS BASES COMUNITÁRIAS DA POLÍCIA MILITAR DE BELO HORIZONTE
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade e políticas públicas para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Mariana Mascarenhas
FAMIG - Faculdade Minas Gerais - Responsável pela submissão
2 - Priscilla Martins Sales
FAMIG - Faculdade Minas Gerais - Famig
3 - Talita Gonçalves da Silva
FAMIG - Faculdade Minas Gerais - FAMIG
4 - Thays de Morais Jesuino
FAMIG - Faculdade Minas Gerais - FAMIG

Reumo

O trabalho desenvolvido originou-se da necessidade de analisar qual a percepção da população com relação à segurança pública após a implantação das bases comunitárias da Policia Militar de Belo Horizonte. Pretende-se estudar se a população acredita na redução da criminalidade e aumento da segurança nas ruas de Belo Horizonte com a instalação das oitenta e seis bases comunitárias espalhadas em pontos estratégicos da cidade.
Qual a percepção da população com relação à segurança pública após a implantação das bases comunitárias da Policia Militar de Belo Horizonte? Como objetivo, foi feito um estudo para analisar a opinião e o grau de satisfação da população sobre a segurança pública nas ruas de Belo Horizonte e se após a implantação das bases houve melhora ou não da segurança.
Segundo Silva (2003), o governo Federal deve elaborar a política nacional de segurança, especificamente na efetivação da cooperação entre os Estados e também impondo exigências na qualidade, assim como na qualificação dos serviços de segurança pública, o que englobam a eficiência e o respeito às leis e aos direitos humanos. O contexto das políticas públicas da gestão participativa, observa-se a necessidade da participação cada vez mais da sociedade nas discussões, sugestões e gestão da coisa pública, em especial, na área da segurança pública.
Para a obtenção dos dados desta pesquisa, utilizou-se a aplicação de questionário a fim de identificar e apresentar análises sobre o tema abordado. Deste modo, este artigo procura identificar se o efeito das bases e a redução da criminalidade no ponto de vista dos entrevistados realmente é positivo ou negativo.
A análise da pesquisa demonstrou que a percepção dos respondentes com relação a compra das bases comunitárias foi positiva. A maioria acredita que a compra das bases foi feita como forma de investir na segurança pública e que a sensação de segurança aumentou após a instalação das mesmas.
A criminalidade é um problema social e vai muito além da segurança pública onde a sociedade tem um papel extremamente importante neste processo. As ações e medidas tomadas até o momento mostram que é possível melhorar os índices de violência. Deste modo é esperado que o projeto seja realmente ampliado para que possa contemplar muitas outras regiões.
AMIRT, Agência. PM recebe 86 unidades móveis para patrulhamento ostensivo na capital. Disponível em:< http://www.portalamirt.com.br/amirt/pm-recebe-86-unidades-moveis-para-patrulhamento-ostensivo-na-capital/>. Acesso 05 de Abril de 2018 ás 13:07. BEATO, Cláudio. Reinventando a polícia – a implementação de um programa de policiamento comunitário. Belo Horizonte: CRISP/UFMG (mimeo), 2001. BICALHO, Paula. Relatório registra queda nos índices de criminalidade no Estado. Disponível em:< http://hojeemdia.com.br/horizontes/relat%C3%B3rio-registra-queda-nos-%C3%ADndices-de-criminalidade-no-estado-1.