Resumo

Título do Artigo

Pesquisa e Inovação na Agricultura Brasileira: Um Estudo de Caso na Embrapa
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - JANAINA DA SILVA RAMOS
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - Economia Responsável pela submissão

Reumo

A agricultura sempre foi à força da economia do Brasil. Mas nas ultimas décadas o setor vem desenvolvendo e se inovando. De acordo com a Embrapa a agricultura brasileira é baseada em mais de 300 espécies de cultivos e envia para o mundo 350 tipos de produtos que chegam a 180 mercados do planeta. Embora a agricultura seja um setor de relevância para economia brasileira, são poucos os estudos que consolidam a análise do processo de inovação no setor.
A questão que norteia o trabalho é quais os principais resultados da Embrapa nos últimos anos. Para conseguir responder essa questão foi elaborado o seguinte objetivo: expor o papel da Embrapa frente ao desenvolvimento de pesquisa e inovação para o setor agropecuário brasileira e seus principais resultados nos últimos anos.
A Emenda Constitucional nº 85 em 26 de fevereiro de 2015 desburocratizou a contratação de serviços, e principalmente regularizou o financiamento de pesquisas tanto em instituições públicas como privadas. E no ano seguinte a nova Lei da Inovação (Lei no 13.243/2016) foi publicada e entre as novidades apresentadas, está à definição de princípios para a aplicação das medidas de incentivo à inovação, entre eles, a definição de que as atividades científicas e tecnológicas são estratégia para o para o desenvolvimento econômico e social ( ROMMINGER, 2017).
Do ponto de vista de sua natureza a pesquisa é considerada básica. Quanto ao objetivo esta pesquisa caracterizou-se como descritiva. Em relação aos procedimentos para condução do estudo e obtenção de dados, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, em concomitância com a pesquisa documental. Sobre a ótica da abordagem do problema, optou por realizar uma análise quanti-quali. Para análise dos dados foi utilizado à estatística descritiva, e os resultados foram expostos em forma de gráficos e tabelas.
Os registros de patentes é uma das variáveis usadas para maximizar o resultado da inovação, e consequentemente o resultado da Embrapa. Nesse contexto a Embrapa possuía até o ano de 2016, 765 patentes registradas, sendo 384 no Brasil e 381 no exterior. Destaca também o número expressivo de solicitação de proteção de cultivares no Brasil, a solicitação de registro comercial de cultivares e o número total de propriedade intelectual. E possuía 21652 Artigo publicado em periódico indexado.
Concluiu-se que infelizmente a empresa não possue colaboradores com faixa etária de até 25 anos, o que é um ponto negativo para a empresa e para os jovens brasileiros. Outro fator negativo que merece destaque é a questão de aproximadamente 70% dos colaboradores serem do sexo masculino, isso porque as mulheres estão cada vez mais buscando lugares no mercado de trabalho e e a Embrapa deveria utilizar uma politica de ação afirmativa para melhorar esse número. Já em relação a patentes a Embrapa possuía 765 patentes registradas até o final do ano de 2016.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Embrapa em números. Disponível em: https://www.embrapa.br/embrapa-em-numeros Brasília, DF: Embrapa, 2017. ROMMINGER, A. E. Inovação Agropecuária: A Embrapa e o Sistema Setorial de Inovação. 2017. 135 fls. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de Brasília. Brasília-DF. RAUEN, C. V. O novo marco legal da inovação no Brasil: o que muda na relação ICT-empresa? Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, n. 43. Brasília: Ipea, 2016.